Ar condicionado: dicas antes de comprar e instalar

Precisa instalar um ar condicionado em seu novo ambiente? Veja nossas dicas para fazer a melhor escolha, deixando bonito e também economizando

Ar condicionado

O ar condicionado hoje, faz parte importante do visual da nossa casa. Antes um eletrodoméstico caro e que pouca gente tinha, hoje ele se popularizou, com bons preços e gastando muito menos energia como é o caso do modelo inverter. No artigo de hoje, vamos te mostrar como fazer uma boa escolha, que atenda suas necessidades, acompanhe nossas dicas.

Dicas para comprar Ar condicionado

As dicas podem soar simples mas ajudam bastante:

Janela ou Split Inverter?

Os mais procurados para residência, os aparelhos split e de janela ocupam mais de 80% do mercado.

O aparelho ar condicionado de janela já é tradicional e alguns predios já vem com o espaço preparado para eles.

– Vantagens: esses tipo de ar condicionado são os mais baratos e de fácil instalação em salas que já têm o encaixe correto na parede e seu preço para comprar é o mais em conta, na faixa de 800 a 900 reais já achamos aparelhos em promoções;
– Desvantagens: não são  aparelhos esteticamente bonitos, ficando aparentes em fachadas de prédios; fazem muito barulho quando ligados; são necessários muitos aparelhos para que um ambiente grande seja resfriado.

O aparelho Split é bem moderno e tem feito muito sucesso entre os consumidores

– Vantagens: muito usado; o índice de refrigeração dos aparelhos é maior e eles ocupam uma área interna menor que os outros aparelhos; a unidade condensadora fica do lado de fora das casas ou apartamentos, produzindo muito menos barulho, bem melhor pra dormir com ele ligado.

– Desvantagens: costumam gastar mais energia; o custo de instalação está entre os mais altos, por volta de 1/3 do preço do aparelho (incluindo mão de obra para quebra de parede, fixação e tubulação); seu trabalho de instalação  é muito mais complexo – no caso dos splits do modelo “cassete”, é necessário de uma grande área no forro do ambiente para instalá-lo, o que pode se tornar impraticável em locais com o pé-direito baixo.

Selo Procel

Se você não quer ter surpresas na conta de energia, verifique o que diz o selo procel que vem junto ao aparelho. Ele vai dizer se o aparelho gasta muito e quanto consome. Isso te ajuda a ter uma noção e gastos.

Atenção aos BTUs

Verifique seu o número de buts está adequado ao tamanho do seu ambiente. Se você comprar um aparelho muito fraco, ele irá durar pouco tempo pois irá trabalhar sempre no máximo da sua potência.

Multiplique cada metro quadrado por 600 BTU. Por exemplo, um cômodo de 10m² vai precisar, inicialmente, de 6.000 BTUs.

O cálculo acima já prevê que uma pessoa esteja presente no ambiente. Para cada indivíduo a mais, adicione 600 BTU ao cálculo.Se o ambiente possuir aparelhos eletrônicos que geram aquecimento, como computadores, some mais 600 BTU para cada um deles.Caso o cômodo fique exposto ao sol por muitos horas, contabilize mais 600 BTUs.

Portátil costuma ser furada

Em geral, esse modelo tem potência baixa, sendo indicado para ambientes pequenos. Sua grande vantagem é que pode ser transferido facilmente para outros cômodos.

Conclusão

Bem pessoal, espero que tenham curtido as dicas e que consigam com sucesso comprar seu aparelho de ar condicionado com sucesso

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!