Como escolher uma casa para alugar

Confira nossas dicas para escolher um casa para alugar

alugar casa

Em algum momento de nossas vidas, decidimos que é hora de sairmos da casa dos pais para buscarmos um canto só nosso, especialmente para quem pretende se casar ou buscar uma vida mais independente.

Dessa forma, para quem ainda não tem capital suficiente para investir em um imóvel próprio, mas que está decidido a investir em um canto só seu, a melhor opção é alugar um imóvel. Porém, antes de fechar negócio, é preciso muita atenção, cautela e planejamento, especialmente na hora de ler o contrato de locação.

Fique atento nas cláusulas referentes ao tempo mínimo de contrato, bem como a multa rescisória. Além disso, verifique se o valor do condomínio está nos padrões cobrados na região onde pretende alugar o imóvel. Observe também qual será o percentual de aumento no valor do aluguel a cada renovação do contrato, isso vai evitar futuros transtornos com relação ao valor do aluguel.

Outro cuidado na hora procurar casas para alugar é conferir se residencia necessita de reformas, já que no caso do inquilino, não compensa desembolsar do seu orçamento dinheiro para grandes reparos, já que possui gastos fixos com o aluguel, água, luz, etc. Dessa forma, não alugue imóveis muito antigos ou que necessitem de muitos reparos, a não ser que o proprietário autorize por escrito descontar do valor pago pelo aluguel de despesas realizadas com a reforma do imóvel.