Dicas de Iluminação para Jardins

Dicas de Iluminação para Jardins! Um jardim bem iluminado utiliza técnicas de iluminação artificial, essa técnica é bem complexa, pois, necessitam de cálculos da dimensão do ambiente, objetos decorativos, para realçar formas, cores e texturas com diversos efeitos, criando melhor visibilidade realçando a beleza dos caminhos, árvores, arbustos, multiplica o colorido das flores e oferece segurança. No entanto não é uma tarefa fácil escolher o tipo de iluminação adequado para criar diversos tipos de efeitos, isso é uma tarefa para a responsável do projeto, porém é sempre bom ter um pouco de conhecimento sobre todo o serviço que se solicita.

Confira os efeitos de iluminação etilizados em jardim: Iluminação Focal: Direcionada há um ponto específico do jardim como: arbustos, esculturas e centros de interesses. Iluminação Indireta: Não tem um foco direto, demarca levemente o jardim. Iluminação Geral: Não destaca nenhum ponto específico, ilumina amplamente o jardim.

Para a criação de cada efeito existem luminárias e lâmpadas específicas, como: Spots e projetores: indicados para a criação de efeitos da iluminação focal, são posicionados há 1/3 da altura do foco da iluminação. Postes: indicados para criar o efeito da iluminação geral, geralmente possuem mais 1.80m de altura para não ofuscar as vistas das pessoas. Balizadores e mini postes: utilizadas para iluminar caminhos e elementos baixos, geralmente o raio de iluminação é o equivalente a duas vezes e meia a sua altura, geralmente possuem menos 1.10m de altura para não incomodar os olhos.

Arandelas ou Varre Paredes: indicadas para criar o efeito de luz indireta para perceber o contorno do local. Esse tipo de luminária são específicas para áreas externas, por isso devem ser protegidas contra o clima: sol, água, ventos, são confeccionadas em vidros temperados, fiação resistente, vedação eficiente e borrachas de pressão.

As lâmpadas são determinantes na escolha das luminárias, um refletor possui o tamanho específico da lâmpada, o encaixe do bocal e a potência máxima que suporta. A instalação da iluminação no jardim é responsabilidade de um eletricista ou serviço especializado, pois, a iluminação externa além de realçar a beleza deve ser seguro.