Escadas e acessórios

Escadas e acessórios! A função primordial de uma escada é fazer uma conexão entre os ambientes, existem diferentes modelos e estilos de arquitetura, adequadas para cada local ou função.

A primeira coisa a ser feita são cálculos referentes a altura do local, o grau de inclinação, a zona de chegada e saída e números de degraus necessários, para que esses cálculos sejam feitos com exatidão é desejável que seja executado por profissional qualificado.

O estilo clássico de escadas é executado para conectar um piso ao outro, precisa ser um pouco larga com 80 cm no mínimo para facilitar a passagem dos móveis e grandes objetos.

Já o estilo espiral ocupa pouquíssimo espaço, inaptas para a vida diária e não recomendável para lares com crianças e pessoas idosas. Na escolha por esse modelo prefira as escadas retas com uma curvatura de 90 ou 180 graus, pensando na questão da durabilidade, opte pelo cobre que apesar de ser um material mais caro, tem uma resistência maior e é muito bonito e elegante.

Para acessos secundários como adegas e sótãos o estilo varia de acordo com o local da instalação, os materiais indicados são pinho e o abeto por serem passíveis de personalização com pinturas.

Há uma variedade de acessórios indicados para escadarias, no mercado você encontrará rampas, balaustradas, corrimões, postes entre tantos, porém postes e balaustradas são a composição da rampa das escadas, para isso existe uma gama enorme para seleção balaustrados girados, balaustrados acanalados.

Para os modelos com curvatura de 90 e 180 graus, a integração de um descanso deixa a escadaria mais confortável, se você optar, por um descanso grande pode colocar um objeto decorativo para decorar a área.