5 mitos da decoração para você fugir

Eventualmente a gente sempre acaba encontrando as famosas “regras” de decoração. Algumas delas realmente são ótimos roteiros que ajudam a criar ambientes novos e estilosos, outras, no entanto, acabam sendo limites desnecessário que engessam nossa personalidade. Aqui estão alguns dos principais mitos da decoração para você fugir:

103278_19_amp_190

Mito 1 – Fotos de família são “bregas”, não as exponha em espaços públicos

 

A verdade: Nenhuma casa é um lar sem as pessoas dentro – e qual lugar melhor para mostrar as pessoas que você ama do que onde cada visitante pode compartilhar da sua alegria? Decorar uma casa inteira sem um toque pessoal, como fotos dos seus filhos bebês, cria uma lacuna de calor humano e sentimento… A casa do Drácula, onde ninguém quer morar, certo?

Evite isso! Use suas próprias fotografias. Para isso você pode até mesmo imprimir suas fotos em casa – nesse blog de fotografia tem boas dicas para usar fotos na decoração.

Mito2– Móveis ficam melhor na linha da parede

 

A Verdade: Quase nunca. Quem vai decorar uma casa precisa investir algum tempo para decidir o local da mobília. Mesmo porque, se depois você quiser mudar o estilo, somente reorganizar a mobília é a maneira mais rápida de criar um novo visual.. Troque peças entre os cômodos para encontrar um look novo e não tenha medo de criar combinações diferentes para sua casa – desde que funcionem!Tente puxar os móveis da parede em grupos de conversação

O que eu sempre faço é buscar inspiração em arranjos – e depois só reposicionar as peças. Por exemplo, para renovar minha cozinha eu dei uma olhada em catálogos de lojas do exterior para conferir as tendências. Depois eu procuro os sala de estar decoradaem saldões ou promoções online de sites brasileiros. Se você ficar sempre atenta consegue economizar bastante.

Mito 3 – Tudo tem que estar “combinandinho”

 

A Verdade: Não necessariamente. Você pode nãocombinar cadeiras, tecidos e até esquemas de cor. Sinta-se livre para combinar estilos diferentes e sensações diferentes em um cômodo – desde que mantenha o objetivo do ambiente. Repita cores e padrões ao longo do cômodo para criar continuidade – e mantenha as peças no mesmo nível, assim tudo vai dar certo e você está livre para usar sua imaginação. Por exemplo, se você quiser sua sala com um toque a mais, é só montar um esquema com sofás, tapetes e persianas. No blog de persianas tem dicas bem práticas pra fazer isso.

Mito 4 – Paredes brancas fazem um ambiente parecer maior

 

A verdade: Depende. Paredes brancas também podem fazer o espaço parecer mais chato! Existem Outras coresque podem ser úteis para tornar um espaço mais amplo. Cores frias, como tons de azul ou verde, também são ótimas opções para ambientes pequenos.

Outra coisa importante a se considerar é que nem sempre você precisa fazer um ambiente parecer maior. Que tal assumir a natureza do cômodo e criar um ambiente aconchegante e confortável que envolve você em cores ricas e quentes? Experimente um vermelho forte, azul safira ou dourado suave. A melhor parte de cores ricas? Ao anoitecer, as paredes parecem desaparecer aos pouco, e na verdade, o ambiente parece maior e mais confortável também!

Mito 5 – Pare ser um ‘as’ da decoração você deve seguir as regras

 

A verdade: Amiga, a única regra que você deve seguir são as que você define para si mesma. Decorar sua casa deve dizer respeito a como você explora sua criatividade e expressa a si mesma… e não seguir alguma regra fixa feita por algum expert anônimo (que não te conhece, nem sabe o que você quer). Aproveite para experimentar! Se joga!