O que é Porcelanato ?

Porcelanato é uma espécie de revestimento cerâmico que possui muita resistência e pode ser usado interna e externamente.

porcelanato

A terminação técnica do produto é material prensado com absorção de água menor ou igual a 0,5%. A massa é composta por vários tipos de argilas, areias e outros aditivos o que proporciona a maior durabilidade e resistência.

Apesar de ser um pouco mais caro que os revestimentos comuns, é um tipo de produto que dura muito mais tempo conservando a beleza e cores originais. É bem fácil para limpar e possui modelos antiderrapantes que protegem contra quedas e acidentes. A maioria das marcas possui diversas padronagens que atendem todos os tipos de projetos.

Quais são os tipos de porcelanato e como escolher o melhor produto ?

As principais características desse tipo de revestimento são a massa homogênea, uniformidade nas cores e alta resistência à abrasão física e química (é difícil riscar ou danificar o porcelanato e também é alterado com poucos tipos de produtos químicos). Ele divide-se em dois tipos de porcelanato principais:

  • Porcelanato Técnico (também chamado Toda Massa)

Esse tipo de produto não possui esmalte na superfície e tem alta resistência mecânica. Existem exemplares com espessura normal e também os chamados extra finos que possuem 4,7 mm de espessura.

A diferença que alguns produtos apresentam nas bordas também constitui outra categoria: bordas bem retas são de porcelanato retificado e as que têm um leve arredondamento são conhecidas como Bold.

A principal diferença entre ambas é que o retificado acaba deixando o acabamento final mais uniforme, pois a área de rejunte é menor e acaba dando a aparência de que não existe uma emenda pós assentamento. Os tamanhos mais comuns para os retificados são 45×45, 60×60, 90×90 e 60×120.

  • Esmaltado

 Da mesma forma que o técnico, o porcelanato esmaltado também possui muita resistência mecânica, mas recebe uma camada de esmalte na superfície. É aqui nesse tipo que encontramos acabamentos de superfície mais naturais e também rústicos.

Existem alguns padrões e tipos que são mais ásperos, para evitar quedas e acidentes quando o piso estiver molhado. Esses tipos são os mais indicados para áreas externas que ficam expostas ao clima e também para áreas de lazer e decks de piscinas. Possuem tamanhos diferenciados do porcelanato técnico, podendo ser encontrado em dimensões menores, como 10×60, 45×90 e 20×120 além dos tamanhos já mencionados no produto acima.

Para escolher o melhor produto, é preciso pesquisar bastante, pois existe uma infinidade de marcas e modelos. Para não ter problemas na hora de assentar o piso, contrate um profissional qualificado, pois como o porcelanato é bem mais duro que outros revestimentos, são necessárias ferramentas especiais para corte e produtos específicos para seu assentamento.

Pesquise nos sites de reclamações se a marca que você deseja adquirir tem muitas ocorrências e veja quais são. Muitas pessoas reclamam por um trabalho mal executado e os profissionais não qualificados acabam colocando a culpa no produto. Procure um profissional de confiança que poderá indicar o melhor porcelanato para seu tipo de projeto.

Se você pretende revestir sua residência ou comércio, o porcelanato dará um acabamento impecável e sofisticado, ficando inalterado por muitos anos.