Recuperar móveis antigos

Dicas importantes para quem quer recuperar móveis antigos

móveis antigos

Lembra daquele móvel bem antigo que tinha na casa da vovó ou da titia que ainda anda encostado em um canto? Já imaginou ele renovado e decorando a sua casa com um estilo bem diferente? Saiba que ele pode ganhar um papel de destaque e sofisticação em qualquer ambiente. Um jeito simples de recuperá-lo é a laqueação, que permite devolver às peças antigas a beleza de antigamente.

Há várias opções de laqueação de móveis e todo o processo é feito com tinta automotiva, por causa de uma melhor aderência. O verniz no acabamento garante um móvel à prova de manchas e riscos e facilidade na limpeza. Pode também ser feito uma pátina provençal, que é uma pintura mais rústica, a pátina acetinada, que deixa o móvel mais liso.

Se quiser também pode recuperar o móvel em casa. Use uma lixa nº 160, para remover o verniz do móvel e retire o resíduo. Aplique massa corrida com a espátula nas imperfeições e espere secar. Use a lixa nº 180 para lixar a massa corrida, retire o pó. Usando o rolo, passe uma camada de tinta látex e espere duas horas para passar a segunda camada. Espere mais duas horas e passe a palha de aço uma vez para tirar o excesso de tinta (com ela ainda molhada), depois é só passar duas camadas de verniz e o móvel estará pronto.